Sem Título-1

O portão, aliás, é um ponto importante da obra ou reforma. Afinal de contas, ele garante privacidade, mas também atribui valor à fachada da casa, pois pode deixa-la mais bonita. Contudo, as grandes capitais brasileiras estão vivendo um cenário de insegurança, devido à ação criminosa, que está crescendo nessas regiões. Apesar de ser um índice menor em comparação com grandes centros urbanos, as cidades pequenas também estão apresentando ações criminosas envolvendo roubo de carros e motos.

Neste caso, o portão eletrônico é considerado mais seguro que o convencional, pois você não precisa descer do automóvel e ficar exposto na rua enquanto abre a sua garagem.
Hoje são inúmeras as casas que utilizam os portões eletrônicos para controlar o acesso e manter a segurança. Além disso, é necessário utilizá-lo de forma adequada conhecendo todos os processos e orientações de segurança, e disciplina para evitar que ocorram comprometimentos em decorrência da falha humana.



Confira algumas dicas essenciais para manter a segurança do seu portão eletrônico:

Não deixe que mais de 01 carro passe pelo portão de forma simultânea

Em algumas garagens como em prédios por exemplo, para reduzir o tempo na entrada, os moradores aproveitam que um morador já está passando para passar com o veículo também. Essa é uma prática que não deve ser realizada, pois além do risco de colisão com as estruturas de sustentação do portão, você acaba expondo o local com riscos de assaltos.

Aguarde até o fechamento completo do portão eletrônico

Existe um tempo médio que o portão automático leva entre a abertura e o seu fechamento, pois esse tempo é necessário para que todo o sistema entenda o processo que está sendo solicitado. E é nesse momento que os criminosos atuam. Para minimizar os riscos, acione o controle remoto para abrir o portão apenas quando estiver bem próximo ao portão, e ao passar, acione o controle novamente para fechar o portão, evitando que o sistema espere o tempo programado para o fechamento automático.

Aumento da velocidade de fechamento do portão eletrônico

Existem novas tecnologias no mercado que permitem aumentar a segurança do portão eletrônico, de forma que ele forneça ainda mais segurança para os moradores. E além dos dispositivos de segurança, eles estão ainda mais rápidos, com apenas 4 segundos para o processo de fechamento do portão ocorrer por completo.
Dependendo do modelo, a velocidade pode variar entre 04 e 07 segundos, sem que seja necessário a troca da estrutura do portão, com a troca de apenas alguns equipamentos já é possível conseguir melhorar a velocidade de fechamento.

Sistema automático de clausura

Principalmente nos condomínios maiores, que possuem uma circulação maior de moradores, para que seja possível melhorar a segurança, eles contam com o auxílio de portões duplos ou cancelas (parecidos com os sistemas de estacionamento de shopping).

Onde o primeiro portão pode ser liberado via controle remoto, mas o segundo é liberado apenas após a devida identificação do condômino. O controle pode ser realizado por vigilantes que são treinados ou com o auxílio da tecnologia.

Existem novos sistemas no mercado que trabalham com câmeras tecnológicas, interligadas com centrais de monitoramento, que realizam o reconhecimento das placas dos carros/motos. Logo, todo o gerenciamento da entrada e saída de veículos passa a ser automatizado, sendo muito mais seguro.

Lembre-se: a segurança está sempre em primeiro lugar!