Conteudo outubro

Os portões são elementos importantes em qualquer tipo de estabelecimento. Primeiramente, eles garantem a segurança e a privacidade de todos os que convivem no local. Além disso, são itens de importância estética para a arquitetura do local.

A manutenção do portão basculante é extremamente importante por se tratar de um equipamento que fica elevado de forma horizontal ao chão. Caso haja algum defeito na fixação e sustentação do equipamento, o metal pode cair, o que pode provocar danos a integridade física de pessoas e prejuízos materiais. Por isso, é muito importante que cada uma de suas peças e componentes estejam funcionando corretamente. Fechadura elétrica, motor, hastes de acionamento, trava elétrica e controles remotos.

Agora que você entendeu da importância desses cuidados, iremos te ensinar como fazer a manutenção correta de seu portão basculante:

LIMPE E LUBRIFIQUE O PORTÃO PERIODICAMENTE:  se você já teve que abrir um portão manual, faz ideia de quanta força é necessária para isso, todo esse esforço exercido pelo motor pode, com o tempo, causar avarias no equipamento, principalmente se houver algum atrito a mais no mecanismo, ou seja, é fundamental que seu portão esteja sempre limpo e lubrificado.

Faça a limpeza e a lubrificação sempre com o portão fechado, para ter acesso completo aos trilhos, e desconecte-o da energia para evitar acidentes. Passe um pano limpo nos trilhos e guias para tirar a poeira, ou use um aspirador de pó, caso ela esteja muito acumulada.

Para a lubrificação, evite as graxas comuns: elas são mais viscosas e acabam acumulando poeira com o tempo. O mais indicado é fazer uso de graxas a base de lítio, que evitam a corrosão e oxidação do motor.

Lubrifique os rolamentos, as molas e os mancais. Também vale a pena aplicar um pouco de lubrificante na tranca, para ser mais fácil trancá-lo e prevenir que as peças enferrujem.

VERIFIQUE TODOS OS COMPONENTES E FUNCIONAMENTOS DO PORTÃO: com o seu portão devidamente limpo e lubrificado, faça uma vistoria em seus componentes para verificar o estado de cada um deles. Procure por amassados, desgastes, peças fora do lugar e outras avarias. Teste o funcionamento dos controles, bem como dos mecanismos antiesmagamento, e confira se o tempo de fechamento automático está adequado. Enquanto isso, fique atento também aos ruídos do portão: barulhos incomuns podem ser sinal de algum mecanismo travado ou desencaixado.

Se encontrar alguma coisa fora do lugar ou funcionando mal nessa vistoria, entre em contato com o instalador e agende uma visita técnica. Afinal, o objetivo do portão automático é justamente garantir sua segurança, então você não vai querer correr riscos.

CONTE SEMPRE COM A EXPERTISE DO INSTALADOR: é  fundamental ficar atento ao funcionamento do portão no dia a dia, mas esses cuidados não dispensam a visita do instalador. Esse profissional tem conhecimentos aprofundados sobre como fazer a manutenção preventiva do portão automático e um olhar treinado para identificar defeitos e problemas que certamente passariam batido. Além disso, ele é capaz de avaliar se está na hora de trocar algum componente que já está desgastado e corre o risco de falhar em breve.


Agora que você já sabe como fazer a manutenção preventiva do seu portão, é só se lembrar de ter esses cuidados periodicamente – e manter as visitas técnicas em dia.

SERRALHERIA IANNELLI - 25 anos de tradição e qualidade.